O turismo esportivo é uma forma de turismo que envolve viajar para participar ou assistir a eventos esportivos. E a tão aguardada Copa do Mundo e maior evento esportivo do planeta, entra nesse quesito, você sabia?
Neste campeonato de futebol, que envolvem grande parte dos países do globo, vários times de futebol, que, neste contexto, ganham o nome de seleção, composta por 26 jogadores cada uma (sob nova permissão da Fifa, pois antes, eram permitidos 23 jogadores), se encontram em um destino novo a cada 4 anos.
Dessa vez, o país que hospeda o evento é o Catar, o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo na história. Como é esperado para a época, o país-sede se transforma numa verdadeira sensação e passa a chamar a atenção turística do mundo todo.
Quem se lembra em 2018 quando todos os programas de viagens se passavam na Rússia e todos estavam interessados em saber mais sobre o idioma e costumes do país? Ou em 2014, quando a Copa ocorreu em terras tupiniquins e nosso Brasilzão conseguiu chamar atenção do mundo todo, e nossas praias e caipirinhas caíram no gosto da galera?
O mesmo se repete com o Catar desta vez, o mundo finalmente está olhando para este país que, há muito tempo, tem caído em detrimento de seus vizinhos, como Israel, Egito e Emirados Árabes Unidos.
Mas com a Copa do Mundo, cada vez mais pessoas se mostram interessadas em conhecer mais desse país interessante.
Então venha com a gente entender o que é o turismo esportivo e qual é a relevância desse segmento para as viagens mundiais.
O que é turismo esportivo?
O turismo esportivo é, como o próprio nome indica, são viagens que são promovidas, proporcionadas e tem como objetivo o esporte.
Nesse caso, o turismo esportivo atua desde os jogadores profissionais, que precisam viajar para competir em torneios e campeonatos oficiais, bem como a jornada de suas respectivas equipes, como treinadores e demais profissionais técnicos do setor.
Além das pessoas que necessitam viajar a trabalho, as que viajam para assistir a estes campeonatos ao vivo, também são grandes movimentadoras do setor turístico de esportes.
Como ele não costuma ser classificado por conta própria, muitas pessoas costumam considerá-lo dentro do turismo recreativo.
Por causa da Copa do Mundo, o método de viagem ganhou notoriedade, devido aos pacotes que a própria Fifa comercializa para que todos possam assistir ao vivo aos jogos no Catar.
Mas engana-se quem pensa que apenas eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que galvanizam os turistas a viajar, pois as viagens ocorridas em eventos que envolvem corridas, caminhadas, esqui, esportes aquáticos (surfe, mergulho, stand-up paddle e muitas outras), golfe e inúmeros outros esportes também atraem pessoas do mundo todo para assistir e conferir ao vivo campeonatos e torcer para seus times e esportistas preferidos.
E sabia que esse método de turismo esportivo possui muitos benefícios para nossa saúde? E isso é positivo não só para o esportista, mas também para os viajantes que gostam de acompanhar seus times.
Entre eles, nota-se uma significativa melhora no humor, no desempenho escolar, aumento na concentração em detrimento da tensão corporal, previne doenças cardiovasculares e melhora a qualidade do sono e, por fim, promove a integração social, o que reduz os níveis de estresse, depressão e aumenta a confiança e autoestima.
Turismo esportivo no Brasil
Como você já deve imaginar, o Brasil é essencial para o turismo esportivo, tendo grande foco em esportes de água, devido às nossas praias com excelentes ventos, perfeitas para as práticas de surfe, kitesurfe e demais esportes aquáticos que necessitam de bons ventos.
Entre os destinos mais procurados no Brasil para o turismo esportivo e seus respectivos esportes estão:
Pará – surfe, windsurfe e mergulhos;
Ceará – windsurfe, kitesurfe e vela;
Pernambuco – surfe e mergulho;
Bahia – kitesurfe, windsurfe, rafting, wakeboard, rapel, parapente, stand-up paddle, mountain bike e muitos outros
Litoral do Sudeste – ótimos para wind, kite e surfe, wakeboard e mergulho;
Santa Catarina – com muito potencial, este estado sulista, aos poucos, chama a atenção para práticas de stand-up paddle, kitesurfe, mergulho e caiaque.
Além desses estados que atraem praticantes de esportes de todo o mundo, e geralmente promovem campeonatos e torneios, o Brasil ainda conta com outros campeonatos clássicos em vários setores que sempre atraem turistas do mundo todo. Conheça alguns:
Grande Prêmio de Fórmula 1
A Fórmula 1 é a modalidade mais popular do automobilismo, enquanto há relatos de que as primeiras versões do campeonato aconteceram ainda no século XIX, mas apenas a partir de 1900 que o nome Grande Prêmio passou a ser usado.
A princípio, elas aconteciam somente em países europeus, com o passar dos anos, elas estenderam demais versões para outros países.
Aqui no Brasil, a grande metrópole de São Paulo é quem sedia a grande corrida, sempre no Autódromo de Interlagos, o mesmo lugar onde ocorre o festival de música Lollapalooza.
Com mais de 70 anos de história, ele é um dos grandes clássicos. Vários corredores fizeram história aqui, como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Felipe Massa.
Rio Open
Como o próprio nome indica, este evento ocorre no Rio de Janeiro e é o maior torneio sul-americano da modalidade. Não só isso, mas ele também faz parte de um seleto grupo de 13 competições com denominação 500, ou seja, tem peso de 500 pontos para campeões nos rankings da ATP e WTA.
São nove quadras de saibro, sendo uma delas o estádio central, com capacidade para seis mil e duzentas pessoas. O torneio conta ainda com área interativa durante os jogos, para todos os fãs de tênis.
Entre os jogadores famosos, Rafael Nadal, Juan Martin Del Potro e David Ferrer já passaram pelas quadras daqui.
Que tal então praticar o turismo esportivo?
Não importa a viagem que você faça, o destino ou a intenção, o seguro-viagem é sempre uma boa pedida para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível durante todo o turismo esportivo.
Se você for jogador profissional então, o risco é ainda maior. Para a sua sorte, o Vital Card conta com diversos planos e coberturas para atender todos os casos. Confira o site e contrate o seu para uma próxima viagem!