Se você quer descobrir qual é a alteração na tireoide que pode fazer a pessoa perder peso, veio ao lugar certo. Pois aqui vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre o assunto.
Acontece que existem duas disfunções que podem afetar a glândula. Isso faz com que essa dúvida apareça, seria o hipotireoidismo a causa da perda de peso, ou é o hipertireoidismo.
Bem, a primeira opção (hipotireoidismo) faz com que a pessoa ganhe peso. Ou seja, a pessoa engorda, pois o seu metabolismo fica mais lento.
Com isso sobra a segunda opção, que é responsável por fazer a pessoa emagrecer. Isso acontece porque a produção de hormônios é em excesso e o metabolismo fica acelerado demais.
Quer saber mais? Então é só continuar lendo este artigo para descobrir um pouco mais sobre o assunto.
O hipertireoidismo faz a pessoa emagrecer?
Bem, antes de sabermos o que essa alteração na tireoide causa, vamos entender melhor do que se trata. O hipertireoidismo trata-se da produção em excesso de um hormônio específico.
Estamos falando da tiroxina (T4), que é um dos hormônios que a glândula produz. Logo, essa produção em excesso faz com que o metabolismo se acelere.
Mas, vale pontuar que essa aceleração pode fazer com que o apetite da pessoa aumente. No caso de algumas pessoas isso pode fazer com que haja uma ingestão de alimentos muito maior.
Logo, isso pode levar a um aumento de peso. Apesar de ser algo raro, pode acontecer em pessoas que sofrem com o hipotireoidismo e que estão em tratamento a perda de peso.
Mesmo que o indivíduo esteja fazendo a reposição de hormônios tireoidianos para hipotireoidismo, pode vir a emagrecer. No entanto, são casos isolados e pode ter forte relação com a dose que pode ser superior ao que se recomenda.
Isso pode trazer consequências graves para a saúde do indivíduo. Por isso fazer um acompanhamento médico é tão importante.
É fundamental que seu médico receite a quantidade exata de medicamento. Para que não prejudique a sua saúde e não seja necessário outro tipo de intervenção médica.
Por que a perda de peso acontece?
Bem, o hipertireoidismo é a alteração se conhece por produzir hormônios em excesso. Acontece que os níveis altos dessa produção fazem com que o metabolismo se acelere.
Isso faz com que o gasto de calorias seja mais alto. Com isso, é possível observar uma perda de peso, isso é algo que acontece na maioria dos casos.
Mas, se a pessoa tem o costume de compensar essa perda com a alimentação, isso pode não ser tão grave. Uma boa alimentação pode ajudar a se manter saudável.
Quais são os sintomas do hipertireoidismo?
É importante destacar que a maior parte das pessoas que sofrem com o hipertireoidismo apresentam o bócio. Ou seja, quando a glândula aumenta.
Além disso, existe a chance de haver um aumento geral da glândula, mas, também podem aparecer nódulos em partes diferentes. No caso do indivíduo que tem a glândula subaguda, ela pode ficar com a tireoide dolorida e sensível.
Mas, independentemente da causa, os sintomas podem refletir no organismo. E podem causar a aceleração de certas funções orgânicas. Confira:
- É possível observar palpitações por conta do ritmo cardíaco anormal (arritmias);
- A frequência cardíaca e a pressão arterial sofrem um aumento;
- Também pode aparecer evacuações frequentes, com diarreia;
- Apesar de ter um aumento no apetite ocorre a perda de peso;
- O nível de atividade aumenta, mesmo com fraqueza e fadiga;
- Sensação de calor e sudorese em excesso;
- Insônia, ter problemas para dormir;
- Ansiedade e nervosismo;
- Menstruação alterada;
- Tremor nas mãos;
- Entre outros.
No caso de um idoso que sofre com o hipertireoidismo pode não apresentar esses sintomas. Acontece que pode acontecer o chamado hipertireoidismo oculto ou apático.
Isso pode fazer com que ele fique mais fraco, confuso, deprimido e até mesmo retraído. Mas, essa alteração pode provocar algum problema ocular.
Uma vez que, uma pessoa que sofre com essa disfunção da glândula pode aparentar um olhar mais fixo. Ou seja, todas essas alterações são sinais de que pode haver algo de errado.
Uma pessoa com hipertireoidismo pode engordar?
Mesmo que um dos principais sintomas seja a pera de peso, em casos mais raros alguns indivíduos podem sim engordar. Porque como o metabolismo fica mais acelerado faz com que haja um aumento no apetite.
Isso faz com as pessoas tenham mais fome e comam mais. Por conta disso, pode sim acontecer do indivíduo ter um ganho de peso.
Além disso, vale pontuar que quando a pessoa começa o tratamento, pode começar sim a ganhar peso. Nesse caso, é algo super normal de acontecer.
Visto que, o metabolismo irá ser regulado novamente. Outro ponto que faz com que a pessoa ganhe alguns quilinhos é a tireoidite.
Essa é uma inflamação da glândula que sua origem pode ser por causa da Doença de Graves (código E05.0 da tabela CID).
Uma doença autoimune que pode ser uma das causas que está na origem do hipertireoidismo. Então é preciso ficar em alerta sobre todos os fatores que podem levar a um problema mais sério.
Conclusão
Por fim, mostramos algumas informações sobre a disfunção que faz a pessoa emagrecer. Deixamos a sua disposição pontos importantes sobre o porquê de acontecer essa perda de peso.
Bem, ela tem relação com a aceleração do metabolismo. Isso faz com que a glândula produza hormônios em excesso e por isso a pessoa perde peso.
Mas, pode acontecer em casos isolados da pessoa ganhar peso ao invés de perder. Pois, como o metabolismo está acelerado a pessoa poder ficar com apetite maior.
Isso faz com o indivíduo coma mais e por isso tem o ganho de peso. No entanto, isso só acontece em casos mais raros.
No geral o principal sintoma é a perda de apetite. Por isso é importante manter um acompanhamento médico para ter certeza de que tudo está bem ou qual o melhor tratamento.
O que achou desse conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário.