Economizar tempo e dinheiro na cozinha é o sonho de qualquer pessoa. Afinal, uma rotina corrida requer planejamento e organização em todas as áreas da vida. E na organização alimentar, o freezer pode ser um grande aliado.
Com ele, é possível armazenar alimentos por um período maior de tempo, congelar pratos que já estão prontos e evitar que a comida seja desperdiçada. Se você tem uma rotina corrida, o freezer vertical é a solução de que você precisa para comer bem e economizar tempo e dinheiro.
Benefícios do freezer para a organização alimentar
Usar o freezer para congelar legumes, carnes, frutas, legumes e outros é uma ótima opção para ter alimentos preservados por mais tempo na geladeira. Além disso, facilita a organização alimentar do mês, pois você pode armazenar os alimentos por mais tempo. Mas para fazer isso, é preciso seguir algumas dicas.
Embale a vácuo
Embalar os alimentos a vácuo para armazenar no freezer ou até no congelador é a forma mais segura de guardar os alimentos por mais tempo. Assim, a comida não entra em contato com o ar seco e frio do freezer.
Separe potes e saquinhos próprios para congelamento
Potes de vidro são perfeitos para armazenar alimentos no congelador, pois são hermeticamente fechados. Ao adicionar os alimentos, não se esqueça de remover todo o ar da embalagem. Para ser mais preciso, use um canudo limpo para sugar o ar interno e fechar o pote.
Se for usar um saquinho hermético, procure por aqueles que são livres de bisfenol A (BPA). Essa substância é liberada por recipientes plásticos expostos a altas temperaturas, como no micro-ondas, por exemplo. Isso contamina o alimento e pode causar danos à saúde.
Não use 100% da capacidade do freezer
A tentação de encher o freezer o máximo que você puder pode ser grande. Mas é bom lembrar que o certo é usar 75% da capacidade do aparelho. Os alimentos armazenados não recebem ar frio suficiente quando o aparelho está cheio demais. Com isso, ele demora mais tempo para congelar e reduz o prazo de validade dos alimentos.
Fique de olho na data de validade
Não é porque um alimento está congelado que ele não tem prazo de validade. É importante que, durante o preparo, você deixe registrado no saquinho ou no pote qual a data de validade, seguindo o prazo de consumo:
- Carne bovina crua: 12 meses;
- Frutas e verduras: 1 a 3 meses;
- Salsicha, linguiça e bacon: 2 meses;
- Pratos prontos: 15 a 30 dias;
- Peixes: 6 meses;
- Frango: 9 meses.
Congele apenas o que é permitido
Não são todos os alimentos que estão aptos ao congelamento no freezer. Isso porque alguns sofrem alterações no sabor, na textura e na carga nutricional quando colocados em temperaturas muito baixas.
Por isso, antes de começar a organizar a sua comida, pesquise sobre os alimentos que não podem ser armazenados no freezer. Assim, você não corre o risco de ter uma perda de nutrientes significativa na sua alimentação. Entre alguns dos alimentos que não podem ir ao congelador estão:
- Maionese;
- Frituras;
- Macarrão cozido;
- Ovos;
- Batata;
- Verduras cruas.
Armazenar as marmitas da semana
Se você quiser ganhar ainda mais tempo durante a semana, é possível congelar no freezer as marmitas prontas da semana. Elas são práticas e permitem uma organização alimentar saudável e sem gastar tanto tempo na cozinha e no mercado.
Benefícios de congelar os alimentos
Não é só na organização alimentar e na economia de tempo que vemos a praticidade de congelar alimentos. Tal atitude também retarda o processo de deterioração dos alimentos.
Outro fator importante é que congelar alimentos permite criarmos um cardápio mais variado e aumentar a frequência de consumo de frutas e hortaliças, principalmente daquelas que não temos tanto costume de comer.
Esse processo também economiza bastante o uso de gás e energia. Além disso, reduz o desperdício de alimentos e os gastos, especialmente quando comprados em atacados, safras e promoções. Outro ponto importante é que assim é possível consumir frutas e verduras da estação por mais tempo.