Muito se fala sobre as criptomoedas ultimamente, mas será que vale a pena investir nestas moedas? Afinal, quais as vantagens de investir em criptomoedas? Quer saber? Então, este artigo é para você!
Para começar, é bom saber um pouco mais sobre as criptomoedas, que são moedas digitais que funcionam como as tradicionais, porém, como o próprio termo sugere, são digitais e descentralizadas, ou seja, não são controladas por um governo ou instituição financeira central, além disso, são baseadas em tecnologia blockchain, que é uma espécie de registro digital de transações que é mantido por uma rede de computadores.
As criptomoedas são utilizadas para fazer transações, e podem ser compradas e vendidas diretamente ou através de corretoras especializadas, as chamadas exchanges, esta última opção, considerada a forma mais segura e prática.
Dentre as criptomoedas mais conhecidas podemos destacar o Bitcoin, o Ethereum, o Ripple e o Litecoin.
Sem dúvida, as criptomoedas têm ganhado popularidade e chamado a atenção de grandes investidores nos últimos anos, devido à sua facilidade de uso, segurança e anonimato nas transações. Por outro lado, são consideradas um investimento de alto risco, por sua alta volatilidade.
O fato é que elas vêm atraindo muitos investidores nos últimos anos e existem muitas vantagens em investir nessas moedas. Quer conhecer algumas? Continue lendo!
Principais vantagens de investir em criptomoedas
Como foi dito, investir em criptomoedas, para quem quer ganhos a curto prazo, ou não sabe nada sobre a dinâmica dessas moedas, pode ser extremamente arriscado. Do contrário, no entanto, esse investimento pode apresentar muitas vantagens, dentre elas podemos destacar as seguintes:
1. Descentralização
As criptomoedas são descentralizadas, o que significa que elas não são controladas por nenhum governo ou instituição financeira. Isso as torna mais resistentes à manipulações e interferências externas.
2. Transparência
Todas as transações de criptomoedas são registradas em um livro-razão público e imutável, uma tecnologia chamada blockchain, que garante transparência e segurança nas transações.
3. Potencial de valorização
Algumas criptomoedas têm apresentado uma valorização expressiva ao longo do tempo, o que pode gerar lucros significativos para os investidores. Inclusive, analistas consideram as criptomoedas o investimento do futuro.
4. Facilidade de acesso
Ao contrário de alguns investimentos tradicionais, as criptomoedas podem ser compradas e vendidas facilmente por meio de plataformas de negociação online, as chamadas exchanges, que oferecem segurança e boa usabilidade.
Sem dúvida, podemos perceber todo o potencial das criptomoedas e as vantagens em investir nestes ativos, por outro lado, não podemos esquecer que as moedas digitais também apresentam alguns riscos, como a volatilidade do mercado, a falta de regulamentação em alguns países e a possibilidade de perda total do investimento.
Por isso, é importante avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios antes de investir em criptomoedas e, claro, buscar formas de garantir mais segurança. E é o que veremos a seguir!
Como investir em criptomoedas com mais segurança?
Como vimos até aqui, investir em criptomoedas pode ser uma ótima forma de diversificar seus investimentos, mas também pode trazer riscos adicionais. Por isso, para garantir mais segurança ao investir nestas moedas, vale a pena conhecer algumas dicas, tais como:
- Pesquise bastante: antes de investir em qualquer criptomoeda, pesquise e entenda a tecnologia e dinâmica por trás delas.
- Escolha uma exchange confiável: utilize uma exchange confiável e segura para comprar e vender criptomoedas.
- Mantenha suas criptomoedas em uma carteira segura: armazene suas criptomoedas em uma carteira fria (cold wallet), que é uma carteira offline que não pode ser acessada remotamente. Isso reduz o risco de hackers invadirem sua carteira e roubarem suas criptomoedas.
- Use autenticação de dois fatores: configure a autenticação de dois fatores para fazer login na sua conta de Exchange, para adicionar uma camada extra de segurança à sua conta.
- Diversifique seus investimentos: diversifique seus investimentos em diferentes criptomoedas e ativos para reduzir o risco de perda total.
- Não invista mais do que você pode perder: nunca invista mais do que você pode se dar ao luxo de perder, e isso porque o mercado de criptomoedas é altamente volátil e imprevisível.
- Esteja sempre atualizado: mantenha-se informado sobre as últimas notícias e desenvolvimentos no mundo das criptomoedas, seja BTC, ETH, DOT, DOGE, entre outras moedas, enfim, para ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas e maximizar seus investimentos.
E é isso, agora que já conhece as vantagens, é aproveitar essas dicas e começar a investir em criptomoedas!