Conheça sobre o planejamento financeiro para EPP, fique por dentro dos desafios e entenda sua importância para o crescimento do negócio. Confira!
O planejamento financeiro é muito importante para as Empresas de Pequeno Porte (EPP). Dentre alguns benefícios que essa ação pode trazer, está o estabelecimento de metas financeiras, controle de fluxo de caixa, visualização de novas oportunidades e muitos outros mapeamentos que vão impactar positivamente na sustentabilidade do negócio.
Especialmente para as EPPs, que possuem uma estrutura enxuta mas que miram um crescimento acelerado, ter os processos financeiros mapeados é de extrema importância. Por isso, este conteúdo foi preparado para que você entenda mais a fundo o que envolve essa atividade e qual a melhor forma de implementá-la nas empresas. Boa leitura.
O que envolve o planejamento financeiro de uma empresa?
O planejamento financeiro de uma empresa envolve alguns pontos que são imprescindíveis para garantir sua efetividade. Conhecer cada um deles e saber como eles se relacionam e impactam no processo, faz com que você possa trilhar um caminho mais assertivo.
Para começar, o primeiro ponto é o orçamento. A clareza sobre a projeção de receitas e despesas em um determinado período permite ter um controle maior das finanças, tornando tudo mais realista. Outra questão é o gerenciamento do fluxo de caixa, afinal é por meio dele que se pode realizar uma previsão real sobre o que o empreendedor pode ou não custear no negócio.
Falando em custos, esse é um indicador de altíssima relevância na organização do planejamento financeiro. Uma análise minuciosa, entendendo o que pode estar gerando desperdício e, até mesmo, sendo uma “falsa economia” para a empresa, ajuda a direcionar os passos por meio do planejamento.
Assim, o planejamento financeiro é um mapeamento detalhado dos indicadores financeiros mais importantes na saúde do negócio, justamente para orientar decisões mais racionais do empreendedor, sem limitar sua liberdade investidora. Construir essa visão é muito importante, especialmente para as EPPs que desejam crescer!
Qual a importância do planejamento financeiro para as EPPs?
Ao ter clareza sobre o que envolve o planejamento financeiro para uma EPP, fica mais fácil entender a importância dele para os negócios. Cada passo de uma empresa, quando está previsto no planejamento, se torna mais assertivo e com menor tendência a gerar consequências negativas no futuro.
Assim, é possível elencar vários fatores que destacam a importância do planejamento financeiro para as EPPs e os principais estão listados na sequência. Confira!
Estabelecimento de metas e objetivos
“Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Esse trecho da história de Alice no País das Maravilhas ilustra muito bem o tópico anterior. Com um planejamento financeiro estruturado, é possível estabelecer metas e objetivos reais, que fazem sentido para o negócio.
Sem o planejamento financeiro, as empresas tendem a definir metas sem um cenário claro. Isso leva a uma possível dificuldade de realização, que gera frustração e, ainda mais, estagnação do crescimento.
Previsão e gestão de recursos
Trabalhar somente com o cenário de curto prazo é um grande desafio para as EPPs. Nesse formato, a empresa fica “andando no escuro”, estando à mercê de fatores externos grande parte do tempo.
Com um planejamento financeiro, a empresa cria uma previsão real da gestão de recursos, entendendo como será o panorama dos próximos períodos e, mais do que isso, o que precisa fazer para alcançar as metas e objetivos traçados.
Além disso, a empresa pode se preparar para lidar com eventos não esperados, que impactam diretamente nas questões financeiras do negócio. O planejamento financeiro não só guia os passos, mas também prepara a empresa para que seja resiliente em cenários de dificuldade.
Tomada de decisões informadas
Gerenciar uma EPP com base somente no “achismo” não é um bom caminho, principalmente considerando os rumos que o mercado tem seguido. Ser uma empresa data driven é essencial para garantir a perpetuidade do negócio.
Tomar decisões com base em dados e informações faz com que a empresa se torne mais profissionalizada na tomada de decisões.
Controle e monitoramento financeiro
Há empresas que ainda acreditam que o controle financeiro é algo a ser feito de tempos em tempos. Contudo, é o contrário: o controle e o monitoramento financeiro precisam ser constantes.
No planejamento financeiro, isso pode ser previsto para entender quais indicadores financeiros precisam ser gerenciados. Assim, fica mais fácil saber se a empresa está seguindo no caminho esperado ou se está prestes a enfrentar situações difíceis.
Acesso a financiamento
Conforme mencionado anteriormente, uma empresa surge visando ao crescimento constante e, para isso, ela precisa de um apoio externo para conseguir chegar ao próximo nível. Principalmente no caso de uma EPP, que busca um salto de crescimento.
Assim, o financiamento torna-se uma alternativa viável. No entanto, é preciso que a empresa justifique a capacidade de pagamento para conseguir acessar o valor solicitado. Para isso, o planejamento financeiro oferece essa segurança e mostra como a companhia pretende investir o recurso e as ações para cumprir suas obrigações financeiras.
Crescimento sustentável
Sem planejamento financeiro, não há crescimento sustentável. Isso fica claro em todos os pontos citados anteriormente. A evolução de uma EPP não acontece por ações isoladas: ela é um conjunto de iniciativas organizadas e “orquestradas” que levam ao atingimento de metas e superação de desafios.
Uma EPP com um planejamento financeiro claro e real tem muito mais chances de crescer, expandir e se tornar maior.
Quais os maiores desafios do planejamento financeiro nas EPPs?
Não basta saber como o planejamento financeiro faz a diferença na sua EPP, é essencial ter clareza dos desafios envolvidos nesse processo. Afinal de contas, mais importante que ter um planejamento, é implementá-lo e fazer o acompanhamento de sua evolução, considerando alguns ajustes durante a execução.
Por isso, conhecer melhor esses pontos de fricção do planejamento financeiro capacita o empreendedor a lidar com elas e manter-se firme no processo. O primeiro desafio está no desenvolvimento de um planejamento financeiro fora da realidade. Sem fazer um diagnóstico inicial, a EPP corre o risco de criar um planejamento que não condiz com sua situação real.
Outro grande desafio está no acompanhamento e na execução do planejamento proposto. Às vezes, a falta de uma equipe estruturada e especializada pode ser um fator que impede que o planejamento financeiro seja realizado na prática. Em outros casos, é o não acompanhamento constante do que foi planejado. Isso acontece quando o empreendedor constrói o planejamento financeiro da EPP, mas não o acompanha no dia a dia.
O equilíbrio entre a gestão financeira e o planejamento financeiro a médio e longo prazo também se coloca como um desafio. Manter a balança dos custos e despesas do momento versus os planos para o futuro é um grande obstáculo, já que coloca em cheque a necessidade do ganho no “agora”.
Como a automatização financeira pode ajudar as EPPs?
Fica evidente como o planejamento financeiro para EPP exige bastante do empreendedor e da sua equipe. Por isso, para garantir que ele aconteça, uma ferramenta de grande valia é a automatização por meio de um sistema online.
Organizar o processo de maneira automatizada, contando com as funcionalidades e recursos de um ERP, por exemplo, pode ser o passo entre o sucesso do seu planejamento financeiro. É com um sistema que se torna possível fazer o acompanhamento em tempo real do controle financeiro.
Além disso, é com o suporte de um sistema automatizado que você terá uma visão bastante ampla e real das previsões financeiras de entradas e saídas de cada período. Esses dados vão tornar o planejamento financeiro muito mais fidedigno à realidade da sua empresa.
Automatizar para garantir o crescimento da EPP
O planejamento financeiro é um recurso indispensável para as empresas de todos os portes, inclusive para as Empresas de Pequeno Porte. É por meio dele que se traça um caminho sólido e rentável em direção ao crescimento do negócio.
Com um sistema automatizado, esse processo se torna ainda mais confiável e de fácil implementação no seu negócio. Uma tecnologia como o sistema ERP da Omie, que oferece solução completa em gestão, integração facilitada e relatórios personalizados é a melhor decisão nessa hora. Acesse o site deles e aproveite a experimentação gratuita!