É fato que os potes de plástico, feitos com injeção plástica, são extremamente úteis no dia a dia. Afinal, eles possuem os mais diferentes formatos, tamanhos e cores, graças aos moldes de injeção, sendo itens versáteis e funcionais para as mais diferentes tarefas de nossa rotina. Contudo, conforme acumulamos essas peças nos armários, com o tempo elas podem ficar bagunçadas e atrapalhar quando precisamos procurar algo. Como consequência, além de perder tempo, podemos sofrer com a bagunça e até mesmo acabar quebrando algum dos potes devido ao mal armazenamento.
Portanto, pensando em te ajudar a evitar todos esses problemas, preparamos o post de hoje com dicas práticas de como organizar os potes plásticos em sua cozinha. Vamos lá?
Gaveta organizadora
Se você não conseguir organizar todos os potes com suas respectivas tampas em um compartimento da cozinha, pode deixar somente as tampas em seu interior e os potes empilhados do lado de fora. Contudo, devemos lembrar que o ideal é manter um padrão com o tamanho das tampas para que a pilha não caia no sarmário. Além disso, empilhe tampas quadradas com tampas quadradas e as redondas com as redondas. Por mais que isso pareça um detalhe insignificante, na verdade provoca um grande impacto na organização, pois ajuda a manter a pilha equilibrada.
Caixas de plástico
Caixas de plástico, que podem ser as famosas caixas organizadoras, também são uma ótima pedida para organizar seus potes. Isso porque, elas podem ser encaixadas dentro da despensa, até mesmo umas sobre as outras, otimizando o espaço e evitando a bagunça. Aqui, você pode separar uma caixa para cada tamanho específico de pote ou separar uma caixa para os potes e outra para tampas, seja por cor, formato ou com uma fita de identificação.
Aramados
Os aramados são elementos extremamente úteis para otimizar o espaço do armário ou gaveta, permitindo criar novas divisórias no interior. Versáteis e extremamente práticos, eles permitem que as peças se encaixem com facilidade, seja em prateleiras, armários ou gavetas. Independente do local, você com certeza irá encontrar um aramado com as dimensões que precisa para armazenar seus pertences. Além disso, para manter a organização, nossa dica é que eles tenham o mesmo formato que os potes, pois assim fica mais fácil para encaixar.
Suportes de linhas
Outra forma inteligente para armazenar as tampas dos potes é com a ajuda de um suporte simples para linhas e barbantes. Se você não conhece, essas peças são de madeira, que possuem “palitos” um ao lado do outro para encaixar o rolo de barbante. Contudo, nesse caso, o espaço entre os palitos será usado para guardar as tampas de seus potes. Vale lembrar, portanto, que essas peças são muito fáceis de encontrar, além de terem valor acessível e caber em qualquer armário ou gaveta.
Nichos debaixo da pia
Uma alternativa mais elaborada e interessante é construir pequenos nichos debaixo da pia da cozinha, com MDF ou outro tipo de madeira. A partir disso, basta incluir em cada um deles gavetas plásticas ou caixas organizadoras, que irão servir não apenas para arrumar os potes, mas qualquer outro utensílio que você quiser deixar ao seu acesso.
Divisórias nas gavetas
Se você não tem uma gaveta com divisórias, é importante deixar claro que é totalmente possível organizar os potes de plástico e montar um modelo personalizado. Para isso, basta comprar pedaços de MDF, cortar de acordo com o tamanho da gaveta e montar suas próprias divisórias, que podem ser coladas ou encaixadas.
Bandeja
Por fim, mas não menos interessante, você também pode utilizar bandejas próprias para organização e dispor boa parte de seus potes. Aqui, é possível encaixar um sobre o outro e garantir que fiquem bem organizados e separados, seja debaixo da pia, na despensa ou em outro espaço que desejar.
Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que será muito mais fácil organizar seus potes de plástico na cozinha. Contudo, lembre-se que além de incluir esses suportes e outras soluções, é importante sempre guardar as peças em seu devido lugar após o uso. Dessa forma, você garante que sua organização dure mais tempo, sem precisar se preocupar em tirar um dia para arrumar tudo de novo.