É fato que o home office se tornou muito comum, seja 100% ou no modelo híbrido, em que as pessoas precisam ir ao escritório entre um a três dias na semana. Sendo assim, com as novas necessidades, muitos, inclusive, procuram uma imobiliária, a fim de encontrar apartamentos que se encaixem nessa nova demanda. Mas, além disso, é muito importante pensar nos móveis do escritório em casa, sendo que a mesa é um dos elementos principais. Afinal, é a peça que serve de suporte para computador, notebook, papeis e documentos.
Sendo assim, é importante que ela seja confortável e ao mesmo tempo atenda suas demandas do dia a dia. Contudo, nem sempre essa é uma escolha simples. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 8 dicas para te ajudar a escolher a mesa certa para o Home office. Vamos lá?
Avalie o tamanho do cômodo
O primeiro passo para escolher a mesa ideal é considerar o tamanho do cômodo que pretende colocá-la. Afinal, ela deve ser proporcional ao ambiente, ou seja, nem muito grande e nem muito pequena, ao mesmo tempo que permite a circulação de pessoas no local. Isso é fundamental para garantir seu conforto durante o trabalho e também a praticidade e beleza do espaço.
Pense em suas necessidades do dia a dia
Outro ponto importante é o tipo de atividade que realiza e suas necessidades. Por exemplo, se trabalha com documentos e muitos papeis, além do notebook, é melhor considerar uma mesa maior e com gavetas. Mas, se precisa somente de um notebook, a mesa pode ser menor. Agora, se você tem um computador, com desktop, teclado e tela separados, ou mais de uma tela, a mesa deve acomodar todos esses itens. Contudo, não compre uma mesa com a medida exata que precisa, prefira comprar um pouco maior para colocar caneta, agenda, etc.
Conheça mais sobre ergonomia
Além de bonita, sua mesa de trabalho deve ser extremamente confortável. Afinal, somente assim será uma pessoa produtiva e que suporta as oito ou mais horas de trabalho. Isso quer dizer que ela precisa estar adequada à sua estatura. Nesse sentido, o recomendado é que ela tenha entre 70 e 75 cm de altura, pois irá ajudar a manter a postura, prevenindo dores na coluna e até mesmo problemas de saúde.
Prefira mesas funcionais
Mesas funcionais são excelentes para quem tem pouco espaço, mas deseja maior praticidade no dia a dia. Uma boa opção é a mesa com armário ou nichos embutidos, pois permite que você guarde mais objetos, sem ocupar tanto espaço. Além disso, mesas com gavetas também podem ser uma verdadeira mão na roda, especialmente para quem costuma trabalhar com muitos documentos.
Priorize a qualidade do móvel
É importante lembrar ainda que a qualidade do móvel precisa ser prioridade na hora da compra. Afinal, é mais interessante que você pague um pouco mais caro no primeiro momento, mas tenha um móvel confortável, com boa durabilidade e resistência, do que preferir economizar, mas precisar trocar a mesa em um curto período de tempo. Afinal, mesas de baixa qualidade têm durabilidade menor, além de não serem tão confortáveis. Dessa forma, você economiza dinheiro e ainda evita dores de cabeça desnecessárias.
Considere o estilo de decoração do ambiente
É importante que sua mesa de trabalho converse com o cômodo em que está inserida. A boa notícia é que hoje em dia, elas são muito mais elaboradas, possuindo os mais diferentes estilos de decoração, como as mesas rústicas, modernas, industriais, clássicas, etc. Sendo assim, com uma boa pesquisa, você com certeza irá encontrar a opção que mais lhe agrada.
Conheça os principais tipos
Como falamos, existem vários modelos de mesa para escritório disponíveis no mercado. Além disso, você também pode optar por encomendar uma mesa sob medida. Mas, para isso, é importante ter algumas referências e conhecer os principais tipos. Sendo assim, confira abaixo quais são eles:
Mesa tradicional
Com formato retangular, ela é a mais popular no Home office, pois não ocupa tanto espaço e cumpre bem sua função. Além disso, dependendo do modelo, pode vir acompanhada de gaveta ou nicho.
Escrivaninha
Ainda que seja um modelo mais antigo, a escrivaninha também pode ser usada no Home office, oferecendo uma bancada para digitar no notebook e apoiar os braços.
Mesa executiva
Essa mesa exige um espaço amplo, pois é maior que os outros modelos. Inclusive, o ideal é que ela seja usada apenas para atividades profissionais.
Mesas dobráveis
Esse modelo é perfeito para quem não tem muito espaço disponível, podendo ser levado para qualquer cômodo.
Então, agora que você sabe como escolher a mesa certa para seu escritório em casa, já pode colocar em prática nossas dicas e adquirir a sua. Lembre-se que o conforto é primordial, pois influencia diretamente em sua produtividade e desempenho.